A luz do conhecimento

A luz do conhecimento
Mentes claras

terça-feira, 29 de março de 2011

Guerras...aula dia 19/03/2011

Guerra dos Farrapos- Caracterizada pelas situações relacionadas a pecuária da região,
insatisfeitos com impostos que recaíam sobre a comercialização do charque em outras províncias,
onde gerava o encarecimento do produto e prejuízos aos produtores, a situação foi agravada
por várias províncias que importavam charque do Uruguai e Argentina onde os produtos
saiam mais baratos.
Cabanagem- Revolta de um movimento no Pará onde a discriminação de pessoas que viviam de maneira humilde em cabanas à margem do rio eram acusados de pregarem a desordem.
Tendo o Governador Lobo de Souza promovendo uma repressão sobre eles,causando a sua morte por assassinato pelos cabanos.
Balaiadas- Ocorrida no Maranhão com o conflito da disputa política entre dois grupos da província, os "Cabanos governistas e os Bem-te-vi oposicionistas."
Sabinada- Ocorrida na Bahia, foram causadas pelos republicanos e separatistas da classe baiana mais privilegiada, as causas mais imediatas dessa revolta, foram questões como a cobrança alta de impostos e recrutamento de tropas da região para lutar na revolução Farroupilha.
Revolta dos Males- Provocada por negros vindos da África do Norte que queriam criar um estado Muçulmano sob o domínio dos negros, abolir o catolicismo na região e confiscar os bens de todos os brancos e mulatos e, implantar uma Monarquia Islâmica, lutavam na esperança de ter uma vida melhor.
Golpe da Maioridade- Movimento com finalidade de impor a ordem no país, com a conclusão da volta a família Real para Portugal com D.Pedro II sendo proclamado regente aos 14 anos de idade, sendo assim, foi aprovado a antecipação da maioridade de D.Pedro II.
Alunos: Silvio Carlos Pessoa
Ricardo Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário